domingo, 29 de agosto de 2010

1º Estudo de Caso

Escritório de Arquitetura Consuelo Jorge

Esse espaço foi escolhido como estudo de caso por se tratar de um ambiente corporativo moderno e criativo, valorizado tanto pela geometria dos móveis, como pela disposição e visualização das áreas. A integração com os espaços é total.


O escritório comercial da Consuelo Jorge Arquitetos, projetado por ela mesma, fica na cidade de São Paulo.

O projeto foi elaborado com o intuito de criar um espaço informal e espontâneo, que privilegiassem a iluminação, a mobilidade e a criação.

Do hall de entrada podem ser notadas as duas salas principais: à direita, a sala da arquiteta Consuelo Jorge e, à esquerda, a sala de reuniões.

A sala de reuniões é equipada de aparelhos de áudio e vídeo para melhor exibição dos projetos a serem analisados pela equipe ou na apresentação aos clientes. Revela Consuelo,

“...Investimos em itens que proporcionam conforto, segurança e produtividade, como a automação de portas, ar-condicionado com termostato independente para ambientes, câmeras de segurança e braços articulados para os computadores das salas de reuniões”. (JORGE, 2008)

 
As salas unidas entre si por meio de divisória de vidro e ligadas à recepção com duas portas largas de correr dão noção de espaços integrados e transparências.

  
 
O projeto utilizou a mistura do branco, roxo e amarelo, dando tom clean ao projeto, já os formatos dos móveis dão geometria e simetria ao local.
 
Apenas um vidro com persiana embutida separa os ambientes e permite a visualização do espaço como um todo.



Comunicação dos setores por meio de uma película de vidro.

O espaço interativo também foi desenvolvido com o intuito de facilitar o contato entre os membros do escritório, além de proporcionar aos funcionários um ambiente agradável e acolhedor, priorizando a motivação.

Planta baixa mostra a organização espacial do local sem excessos.

Adesivos nas portas dos banheiros seguindo o mesmo padrão da paleta de cores caracterizam e alegram o ambiente.

O amarelo aparece novamente e traz descontração à bancada da copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário