quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Briefing - Entrevista com o Cliente

Data: 19/08/2010
Cliente: Piloni Andrade Serviços Contábeis LTDA
Nome Fantasia: Piloni Contábil
Contato: Sra. Viviane Piloni


QUESTIONÁRIO I - FUNCIONALIDADE
Informações sobre o cliente:



Quais serviços sua empresa oferece?
Abertura, alteração e encerramento de empresas, assessoria nas áreas: fiscal, contábil e trabalhista e declarações de pessoas físicas.


A que público se destina a empresa?
Para micro e pequenas empresas.


O que esse público busca e necessita encontrar?
Um escritório organizado, para que o cliente se sinta seguro em deixar seus documentos pessoais e empresariais arquivados em nosso escritório, e um atendimento personalizado. Esperam sempre contar com o contador, tendo este que estar sempre disponível para sanar dúvidas urgentes. Seja por telefone, ou pessoalmente. O que não ocorre em outros escritórios: o cliente liga, e o contador nunca está ou nunca pode atender. Esse diferencial é que me fez crescer.


Número de pessoas que fazem parte da sua empresa.
Três pessoas: Sr. Osmar, Ana Carolina e Viviane (contadora).


Papel de cada setor. O que cada um faz?
Sr. Osmar: área contábil: trabalha somente no período da manhã. Faz análise de balanços, lançamentos contábeis, balanço patrimonial e balancetes. Não atende telefones, e muito raramente fala com cliente. Por trabalhar ½ período, fica 100% fechando contabilidades de todas as empresas do escritório.


Ana Carolina: atendimento e área fiscal: trabalha com lançamentos de notas fiscais, apuração dos impostos, entrega de declarações que competem a todos os órgãos - federais, municipais, estaduais. Fechamento fiscal e envio das guias por e-mail para os clientes. Após fechamento, faz toda a conferencia dos malotes recebidos dos clientes referente as guias pagas do mês anterior. Separa todos os documentos contábeis e os entrega para o Sr. Osmar.


Viviane: área trabalhista, abertura, alteração, encerramento de empresas, visita aos clientes, IRPF dos mesmos. Faço o fechamento da folha de pagamento, apuração dos impostos, envio de declarações das áreas previdenciárias, envio de malotes para os clientes e recebimento dos mesmos, faturamento e envio dos boletos, contabilidade do escritório, serviços bancários, reuniões externas e internas, atendimento telefônico, entre outros serviços.


Equipamentos e detalhes a eles relacionados.
Computadores: notebooks, um para cada.
Impressora: é uma em comum, todos se levantam para pegar um papel na recepção. O que me falta é uma impressora perto, para que eu não me levante toda hora para buscar papel, mas isso também seria um luxo.
Scanner: fica na minha mesa, por ser mais pessoal do que de uso do escritório. Embora use às vezes para tirar cópias para o Sr. Osmar, de algum documento, mas é raro. Eu uso bastante.
Telefones: Pontos para telefones em minha sala não chegam. Só há telefones na recepção, se fazendo necessário me deslocar para atendimento.


Organograma – Estrutura Organizacional



Organograma – Estrutura Organizacional

QUESTIONÁRIO II – INFRAESTRUTURA
Definição do local


Local é alugado ou de sua propriedade?
Alugado.


Onde se localiza a empresa?
Rua Tiradentes, 446, sala 81, Vila Itapura, Campinas/SP - CEP: 13023-190.


Qual o horário de funcionamento do estabelecimento?
08:00 às 17:30h.


Você recebe clientes com muita frequência?
Não, no máximo 10 por mês.


Segurança e controle são o suficiente? (câmeras, alarme, seguranças).
Sim, o prédio dispõe de câmeras, portaria até as 22hs, controle do portão é eletrônico.


Como funciona a iluminação? Atende?
Sim, atende. Exceto em minha sala. Há um ventilador e uma luminária que estão muito próximos. Quanto o ventilador está ligado, as hélices passam pela luz, piscando a cada passagem das hélices. Gostaria de arrumar.


Ventiladores e/ou ar condicionado? Atende?
Sim. O ar condicionado em minha sala é velho e embora funcione, os botões de liga desliga não aceitam mais comandos. Há necessidade de ligar na tomada e desligar.


Pontos elétricos são o suficiente?
Pontos para telefones não chegam em minha sala.


Possui rede sem fio (intranet)?
Não.


Existe algum outro problema a ser resolvido?
Banheiros: trocar o reparo dos vasos sanitários.


Qual a metragem quadrada do espaço?
Acredito ter 55m2.


Possui plantas do local? Planta de arquitetura, elétrica, hidráulica, etc.
Sim, porém não conseguir falar com o proprietário ainda.




QUESTIONÁRIO III – IMAGEM CORPORATIVA
Definição da atmosfera, do caráter e do estilo.


Qual a sensação/imagem que gostaria de passar aos clientes?
Confiança, organização, credibilidade, conforto e limpeza!


Quais são seus reais objetivos e o que pretende alcançar?
Ter o melhor relacionamento com meus clientes, que são os frutos de minha carreira. Ser reconhecida pelo meu trabalho e alcançar o que todos buscam: sucesso profissional.


Irá investir em recursos tecnológicos, como TV, computadores, iluminação sofisticada, automatização?
Acredito que não. A TV atrapalha no trabalho, pois é voltado para o intelectual. Os computadores são notebooks, pode até ser que num futuro venha a trocar os dos funcionários. A iluminação, pela sala não ser minha, vai depender do custo.


Você tem alguma preferência com relação a cores e estilo de mobiliário?
Gosto de mobiliário do estilo contemporâneo e cores como vermelho, laranja, amarelo, preto e branco. Trabalhar com cores.


Quanto é possível gastar?
Por volta de 15 mil.

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