sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Anteprojeto

O escritório de contabilidade ganhou um ambiente corporativo moderno, rico em cores, sem excessos, com espaços abertos, valorizado pela disposição dos móveis e visualização das áreas, onde os ambientes conversam entre si. Uma nova maneira de se trabalhar, em que os clientes se sintam confiantes e os funcionários trabalhem com disposição e eficiência, tornando o espaço mais agradável.

Figura 58. Planta Baixa Humanizada

Na Recepção, o fundamental foi conservar uma boa circulação e priorizar um bom design, sem acumular peças ou informações desnecessárias.

Para se obter integração entre os ambientes e um visual sofisticado, optou-se pela união das duas salas (recepção e área de trabalho) com uma película de vidro, a troca do piso por porcelanato na cor bege claro e pintura das paredes principais na cor berinjela com efeito linho em toda a sua extensão, servindo como caminho guia, desde a porta de entrada até o final da sala da diretoria.
Um biombo foi colocado logo na entrada do corredor, permitindo a movimentação dos funcionários na área de trabalho sem estar à vista dos clientes que estiverem aguardando na recepção.

Figura 59. Antes: visão da entrada. Figura 60. Antes: visão da circulação.

Figura 61. Depois: união das duas salas com a película de vidro, fechamento com biombo e paredes principais pintadas na cor berinjela com efeito linho.

Uma nova mesa diferenciada e um novo módulo de arquivo mais versátil se juntaram logo na entrada, com a proposta de atender as duas salas com portas de correr em ambos os lados. Assim, todos os documentos foram centralizados e locados na área de trabalho e a mesa de atendimento, com o logotipo da empresa, modernizou e valorizou a imagem do escritório.

Figura 62. Antes: mesa da recepção. Figura 63. Antes: armário de arquivo.

Figura 64. Depois: nova mesa diferenciada e módulo de arquivo mais versátil.

O vidro deixa à mostra a organização da área de trabalho, bem como permite acesso fácil para a recepcionista acompanhar a chegada de documentos, via fax e utilizar a impressora.

Figura 65. Destaque da visão para a parede de vidro.

As demais paredes ganharam a cor neutra verde urbano, destacadas com quadros coloridos, expressivos e marcantes que serão feitos pela própria diretora.
Como o escritório recebe poucos clientes, apenas duas poltronas com design moderno e uma área de jardim artificial ao estilo oriental completam e aprimoram o ambiente.

Figura 66. Antes: espaço de Figura 67. Depois: destaque para nova área recepção dos clientes para recepcionar os clientes.
Figura 68. Destaque para visão da recepcionista em relação aos clientes.

Na Área de Trabalho, o destaque do projeto foi mudar totalmente o visual, organizando os móveis e aproveitando ao máximo os materiais existentes.
Para alcançar esse efeito e conseguir a amplitude desejada, os armários foram removidos, a porta substituída por porta de vidro, parte da parede demolida recebeu a divisória de vidro tipo guichê e a sala recebeu uma nova luminária.

Figura 69. Antes: armários de papelaria e Figura 70. Depois: a retirada dos armários liberaram arquivos restritos que serão removidos. espaço para as mesas de trabalho.

Figura 71. Destaque para a nova porta de vidro e divisória tipo guichê.

A estante reaproveitada recebeu destaque com pintura na cor berinjela ao fundo e foi complementada com novos armários feitos sob medida para a guarda de papelaria e documentos restritos, de forma que se encaixassem perfeitamente abaixo da estante. Os arquivos e os equipamentos ficaram em posição estratégica para a visão através da película de vidro.

Figura 72. Antes: a estante existente. Figura 73. Depois: a mesma estante com parede pintada ao fundo e os novos armários renovaram o ambiente.

Figura 74. Destaque para a nova área reservada para arquivos e equipamentos da empresa.

As duas mesas de canto existentes foram restauradas com a troca do tampo com laminado na cor amarelo mostarda e cadeiras ergonômicas em ótimo estado foram mantidas deixando o ambiente mais moderno.

Figura 75. Antes: mesa de trabalho existente. Figura 76 Depois: mesa de trabalho reformada com a troca do laminado na cor mostarda.

Na diretoria, a sala seguiu um estilo de decoração baseada em uma linguagem contemporânea / étnica, de forma totalmente harmônica com os demais móveis do ambiente.
A parede ganhou um visual sofisticado com nova porta de vidro e pintura com efeito especial imitando linho na cor berinjela. Quadros da árvore da felicidade em preto e branco se une com a cor da parede de forma suave.

Figura 77. Antes: sala da diretora com as paredes na cor branca.

Figura 78. Depois: pintura de efeito especial linho na cor berinjela com quadros preto e branco.

Os móveis obedeceram ao critério praticidade, levando em consideração o gosto pessoal da diretora. Desta forma, a mesa foi projetada na cor vermelha, pensando no seu dia-a-dia, com gavetas rasas logo abaixo do tampo da mesa, ótimas para guardar materiais de papelaria.
O espaço ainda conta com duas novas cadeiras para recepcionar clientes na cor bege. Já a cadeira executiva de couro preto e aço cromado da diretora foi mantida.
O centro da sala foi a melhor posição para a nova mesa da diretora, ficando mais receptiva por estar voltada para a porta de entrada e enquadrada com a janela ao fundo.

Figura 79. Antes: visão de entrada para sala diretoria.

Figura 80. Depois: destaque para entrada receptiva com a janela moldurando ao fundo.

Abaixo da janela, um módulo seguindo o mesmo estilo dos móveis da área de trabalho, acomodam itens pessoais. Vasos vermelhos com detalhes de flores e varas de bambu foram colocados estrategicamente nos dois cantos da sala ao lado da janela.
Painel amarelo mostarda com prateleiras serve de apoio para demais objetos pessoais de decoração, como fotos, quadros e enfeites.


Figura 81. Destaque para o painel com prateleiras.

A fim de adequar a ventilação e iluminação da sala, persiana tipo rolo filtra a luz natural; nova luminária pendente direciona luz diretamente à mesa de trabalho e ventilador de teto substituído por um novo ventilador torre de chão deixa o ambiente mais agradável.
Os lavabos receberam nova bancada em granito branco e cuba de apoio de vidro. Para endossar o efeito, cada um recebeu um toque de cor, diferencial que se remete a um clima alegre sem abrir mão da sofisticação. No lavabo masculino a cor verde esmeralda e no feminino a cor berinjela. Nas portas, adesivos sinalizam cada ambiente.

Figura 82. Antes: lavabo masculino atual. Figura 83. Depois: lavabo masculino proposto.

Na copa, a intenção foi aproveitar ao máximo o pequeno espaço, equipando-a com mobiliário branco e simples, deixando o ambiente leve e aconchegante: módulos superiores para guardar utensílios e alimentos, prateleiras para apoio de xícaras, nicho para microondas, espaço exclusivo para cafeteira e mesa de apoio para pequenas refeições. Foi feito também uma base para acomodar gabinete e frigobar abaixo da bancada existente e a troca da porta atual por uma do tipo camarão.
As paredes principais pintadas na cor banana flambada realçam as banquetas retro na cor vermelha deixando o ambiente divertido, colorido e funcional.

Figura 86. Antes: copa básica Figura 87. Depois: copa divertida, colorida e funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário