sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Estudos Preliminares

Os primeiros estudos foram focados na visão da recepção para a área de trabalho, com a intenção de agregar valores ao ambiente do escritório em relação ao cliente, apresentando uma imagem de segurança e confiabilidade.
Para isso foi pensado em demolir parte da parede que divide os espaços colocando um painel de vidro, para que o cliente ao chegar consiga visualizar a organização dos arquivos e ao mesmo tempo manter a área restrita.

Figura 52. Croqui da primeira ideia da parede de vidro.

A segunda etapa, fator de grande importância, foi determinar o posicionamento dos móveis. Apesar das documentações estarem bem organizadas, os móveis estavam dispersos ocupando muito espaço. No croqui abaixo foi estudado várias maneiras de dividir o espaço.

Figura 53. Acima, estudos de distribuição do mobiliário.

A partir dos 3 estudos, a idéia mais interessante foi unir todos os documentos da empresa na área de trabalho deixando-os próximos e de fácil acesso para todos os usuários.

Para os arquivos que estão hoje localizados na recepção, utilizados com frequência pela recepcionista, foi criado um módulo especial de forma a ter acesso a ambas as salas. Para isso, o painel de vidro antes proposto se transformou em uma divisória tipo guichê. Para garantir a privacidade dos usuários no corredor de acesso para a área de trabalho, foi pensado em um divisor de ambientes.

Figura 54. Croqui do painel de vidro tipo guichê com o módulo de acesso a ambas as salas e biombo.

O estudo do design dos mobiliários foi focado na estética e funcionalidade.
A recepção, por ser o primeiro contato com o cliente, necessitava de uma nova mesa com um visual marcante e ao mesmo tempo discreta quanto às atividades da recepcionista.

Figura 55. Croqui da mesa para a recepcionista.

Na área de trabalho, a estante é a peça chave, pois as pastas e ficheiros são os materiais que identificam a profissão de contabilidade. Para esta foi pensado em qual seria a melhor solução: manter a estante existente ou criar uma nova peça?
Pensando no reaproveitamento de materiais, o melhor seria manter a estante existente, que está em bom estado de conservação e possui tamanho e cores interessantes. Por outro lado, uma nova estante com design arrojado poderia dar um diferencial no ambiente.
Para tomar essa decisão foi pensado em vários desenhos para uma nova estante e/ou reforma da atual. Uma estante com nichos abertos e fechados com cores marcantes ou a estante atual com pintura na parede do fundo com uma cor de destaque.

Figura 56. Croqui para a estante nova com nichos abertos e fechados com cores marcantes.

Figura 57. Croqui da estante atual com pintura na parede do fundo com uma cor de destaque.

No final, como as duas opções atingiram os mesmos objetivos (funcionalidade/estética) e o reaproveitamento de materiais sempre é muito importante, a estante atual foi mantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário