sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Estudo Cromático

A escolha das cores se baseou na cor da logomarca da empresa (vermelho) e no gosto pessoal da cliente (vermelho, laranja e amarelo).
Como a pedido da cliente foi solicitado um espaço que transmitisse a sensação de confiança, organização, credibilidade e conforto e sua profissão exige concentração e precisão, era necessário que as cores ajudassem, dando força e energia à imagem da empresa, tomando o cuidado para não deixar o ambiente com cores agressivas e cansativas. O ponto de partida para a análise foi focado em sempre utilizar um tom mais suave da cor vermelha (vermelho arroxeado), auxiliado pelo circulo cromático.


Figura 98. Circulo cromático.

Foram analisados três estudos de cores para se chegar ao que melhor se encaixasse com a cliente em questão, as combinações utilizadas foram baseadas nas teorias do circulo cromático, ou seja:
 A harmonia Triádica, combinação de uma cor do círculo cromático e as duas opostas, que podem ser próximas de sua complementar direta, ou não, formando um triângulo isósceles.
 A harmonia Tríade Equidistante, combinação de três cores que tenham a mesma relação entre si. São as cores que estão situadas equidistantes umas das outras no círculo cromático, formando um triângulo equilátero.
 A harmonia por Dois Pares de Complementares, combinação de dois pares de complementares, formando entre si um retângulo ou quadrado dentro do círculo cromático.
Estudo de Cores 1: Combinação da amarela e duas opostas próximas a complementar direta: vermelho arroxeado e roxo azulado, formando a harmonia Triádica.

Figura 99. Combinação triádica: vermelho arroxeado, amarelo e roxo azulado.

Figura 100. Estudo de cores 1: aplicação das cores no ambiente.

Estudo de Cores 2: Combinação da cor vermelho arroxeado e as duas cores equidistantes no circulo cromático: azul esverdeado e amarelo alaranjado, formando a harmonia Tríade Equidistante.

Figura 101. Combinação Tríade Equidistante:
vermelho arroxeado, azul esverdeado e amarelo alaranjado.

Figura 102. Estudo de cores 2: aplicação das cores no ambiente.

Estudo de Cores 3: Combinação de dois pares complementares: vermelho arroxeado com verde amarelado e roxo azulado com amarelo alaranjado, formando a harmonia por Dois Pares Complementares.

Figura 103. Combinação por Dois Pares Complementares:

vermelho arroxeado, verde amarelado, roxo azulado e amarelo alaranjado.

Figura 104. Estudo de cores 3: aplicação das cores no ambiente.

Foi escolhido para execução do projeto o estudo cromático 3, formado pela combinação de dois pares complementares: vermelho arroxeado com verde amarelado e roxo azulado com amarelo alaranjado, pois, além de apresentarem uma maior variedade de cores para ser explorada, são todas cores quentes em tons um pouco mais suaves (cores terciárias), favorecendo a criar um ambiente alegre, rico em cores e harmonioso.

Um comentário:

  1. ótima matéria, parabéns
    sou professor de design de interiores, leciono uma matéria que é design comercial e sempre digo aos alunos que devemos iniciar o projeto segundo o conceito do logotipo, exatamente como vc citou no inicio de sua dissertação. parabéns.

    ResponderExcluir